sábado, 30 de novembro de 2013

“Marcas da Alma: uma viagem pela cultura afro-brasileira através das marcas corporais”.

 “Marcas da Alma: uma viagem pela cultura afro-brasileira através das marcas corporais”. Composta por 60 peças arqueológicas, 10 fotografias e duas montagens cenográficas, que resgatam importantes períodos da diáspora africana no Brasil.
Fundação Caixa 17/08/2013 Recife - PE






                     Busto de Negro com escarificação, cerâmica, acervo DPH São Sebastião/SP, século XIX.  


 Fornilhos de cachimbo cerâmica com ornamentos de temática africana, cerâmica, acervo DPH São Sebastião/SP, século XIX.  








quinta-feira, 28 de novembro de 2013

 

O MEU ESPELHO
Não vejo o meu rosto refletido no espelho de Ovídio, não sou aquele “que Narciso acha feio o que não é espelho” sou apenas um homem em busca de uma metamorfose “perfeita”, ou não, quebro, dobro, sangro e constantemente aprendo. Não quero acordar pela manhã transformado em uma espécie monstruosa de inseto, como na novela escrita por F. Kafka. Constantemente tento quebra estes espelhos que normativa o meu eu, sou muito mais do que tuas íris possa ver, estou além das percepções aparentes, pois só eu sei as dores que trago comigo e é graças a estas dores, angustias e decepções que sou o que sou, ou não.

O meu espelho é uma morada dos Deuses, não é apenas La venus del espejo da pintura de D.  Velázquez. A pintura é como a vida, não há sentido aparente nas coisas, nós a representamos e damos-lhe significado seja na obra de arte ou na vida. Então, para que serve o meu espelho?

O mesmo é o reflexo do grande homem ao qual quero ser, assim todos os dias ao deitar e acordar, no vai e vem da vida, somo, subtraio e multiplico, aproprio do outro o que quero ser, ou não, apenas sou hoje o que não aparentava ontem. 

Assim caro leitor ou leitora, veja o outro além das percepções visíveis, não o julguei, aprenda, conviva, respeite e acima de tudo não queira quebra o espelho que reflete o belo do outro, mesmo que para você o belo não se apresenta no outro.